quinta-feira, 1 de abril de 2010

Páscoa: parte I: origem,simbolos e verdadeiro significado

Esta é a primeira parte que falarei sobre a Páscoa,espero que essas mensagens sirvam para reflexão,e não apenas para leitura.

Símbolos da Páscoa

Coelho:O coelho de Páscoa é uma atualização do antigo símbolo pascoalino, a lebre (parente do coelho), considerada sagrada para a deusa Eostre. No século XVIII, colonizadores alemães levaram para os Estados Unidos a idéia dos coelhos de Páscoa (fertilidade).Uma duquesa alemã, ao dizer que os brilhantes ovos de Páscoa tinham sido deixados pelos coelhos para as crianças, deu origem ao costume de fazer com que as crianças os encontrasse no dia de Páscoa. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades.

Ovo: À figura do coelho juntou-se o ovo que é símbolo da própria vida. Embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente; e este é o sentido para a Páscoa, após a morte, vem a ressurreição e a vida.

Chocolate: O chocolate, que por muito tempo foi servido como bebida, viu sua indústria se desenvolver bastante na Inglaterra do século XIX.Foi nessa época que apareceu oovo de chocolate. A partir daí, rapidamente se espalhou pelos mercados europeus e depois pelo mundo.

Qual o problema do ovo de chocolate e coelho na Páscoa? NENHUM. Não estou querendo dizer aqui que não podemos comer chocolate na Páscoa ou que representar a páscoa por um coelho seja errado. A grande questão é que a ideia principal da Páscoa,que é ressurreição e renovação da vida foi perdida de vista. Importam-se mais com a tradição de que " tenho que comprar os ovos pra dar à família, aos amigos" (muitos saem correndo no sábado para comprar em ultima hora) e esquecem-se de reservar um tempo para Deus, de orar, pensar porque estamos comemorando esse dia, porque ele é especial e em que isso afeta a minha vida.

Falando nisso...
Mas qual é a verdadeiro significado da Páscoa?

Páscoa é a comemoração do livramento da morte e da escravidão.
Um exemplo foi quando o Senhor feriu todos os primogênitos do Egito, mas livrou aqueles que tinham o sangue do cordeiro aplicado no batente de suas portas (êxodo 12:12). O Senhor passou por aquelas casas sem ferir de morte os primogênitos ali, pois o sangue do cordeiro era o sinal de proteção para aqueles primogênitos. Além de serem livres da morte dos seus primogênitos, também foram libertos, com aquela ação do Senhor, da escravidão na terra do Egito (Ex. 12:31-33). Esse dia deveria ser um memorial a ser comemorado perpetuamente disse o Senhor (Ex.12:14).

Após a vinda de Cristo o significado da páscoa em nossos dias deve ser:

O cordeiro imolado para libertação do povo representa Cristo que foi morto por nossos pecados para nos livrar da escravidão do pecado e da morte. Deveria ser um cordeiro sem nenhum defeito (2 Co. 5:21 , 1 Pe. 1:19-20). O cordeiro deveria morrer para que os homens pudessem viver (Is. 53). O cordeiro que é Cristo foi morto por nós!
Nós que já fomos libertos do poder do pecado sabemos que isso somente foi possível através do sacrifício de Cristo na cruz, por isso, sua morte e ressurreição devem ser uma realidade em nossas vidas, pois se não for, de que adianta a celebração dessa data?

Amanha tem a continuação das mensagens...
Tenham um dia abençoado na presença do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário