quinta-feira, 15 de abril de 2010

Explicando o Salmo 23 -Parte II

Tua vara e o teu cajado me consolam
A vara – uma peça de madeira longa e dura – é a arma do pastor oriental, cujo propósito é defender as ovelhas, e não espancá-las. Porém se uma ovelha teimosa (e realmente existem algumas) insiste em desviar-se do caminho seguro, para a esquerda ou para a direita, o pastor toca na ovelha com a vara, no om br o oposto, gentilmente deixando a entender: “Estás fora da fila”. Caso a ovelha teimosa não entenda o sinal, o pastor bate com a vara, como a dizer: “Entra na fila”. Mas, se a ovelha insensata, mediante contínua desobediência, força o pastor a uma ação violenta, ele dá-lhe pancada forte e, se necessário, dá-lhe pancada após pancada, com a vara que tem o propósito de defendê-la. Isso naturalmente, o pastor faz não porque odeia a ovelha, mas antes, porque a ama e sabe que isso é o melhor que ele pode fazer para a segurança da ovelha.
“As coisas não acontecem por acaso na vida cristã. O trato providencial de Deus, com você, meu irmão, tem sido tal que provação após provação, dificuldade após dificuldade, castigo após castigo, lhe têm sobrevindo? E já perguntou a si mesmo o motivo disso, mas não encontrou o motivo? É bem provável que o Bom Pastor, devido ao Seu amor, esteja tentando dizer-lhe, com Sua vara, que você está fora da fila”.
É um conforto sabermos que nosso Pastor possui uma poderosa vara de pastor para a nossa “defesa”, ainda que algumas vezes O forcemos a empregá-la contra nós, para nossa disciplina.
O cajado do pastor é mais longo e fino que sua vara, e numa das extremidades o cajado termina em U. trata-se de uma espécie de anzol para pegar ovelhas que se metem em situações difíceis. Se, por exemplo, uma ovelha que se desvia, vem a cair entre as rochas, numa fenda estreita demais para o pastor entrar, o pastor coloca seu cajado em torno do pescoço da ovelha, e então, pouco a pouco tira a ovelha para a segurança. A ovelha vem com os olhos arregalados, com a língua para o lado de fora, meio asfixiada, mas, sem dúvida alguma, confortada com o fato de que o pastor traz o cajado justamente para tais emergências.
Às vezes certas coisas precisam acontecer para entendermos que estamos fora da fila ou em alguma enrascada que teimamos em dizer que é o melhor caminho.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários
Há muitos perigos durante a caminhada da ovelha; buracos em que podem cair, animais que tentam machucá-la, ervas venenosas que podem matá-las... O pastor precisa arrancar as ervas perigosas a sua ovelha; entrar nas cavernas e matar os devoradores com a vara ou com sua faca; ou então, com grandes pedras, tapar as entradas das cavernas para que o lobo possa apenas olhar para as ovelhas que gostariam de destruir, mas não podem. Assim é conosco! Ainda que nossos adversários/inimigos tentem nos tocar, nos derrubar,nosso Bom Pastor certamente virá a nosso favor nos socorrer, e nos tirar do perigo. Ainda que muitos tentem nos tirar da presença do nosso Senhor seja através de obstáculos,desafios aparentemente impossíveis de serem solucionados, devemos segurar na mão do Senhor e prosseguir até o fim!

Unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda
Muitas vezes,ao longo de caminho, somos feridos e o nosso pastor vem e unge o ferimento com seu bálsamo curador...pode ser alguma ferida física,no coração ou are mesmo na alma. As vezes estamos cansados, e Ele nos unge com óleo e nos da a paz.
Então, colocando-se na entrada do curral de ovelhas, o pastor vira-se no calcanhar e se transforma numa “porta viva”, e deixa a ovelha entrar. João 10.7, Jesus disse: “Eu sou a porta das ovelhas”. Apenas por meio Dele, que é a “porta das ovelhas” – e por Ele Somente – podemos “entrar e sair e achar pastagem”.
NAO EXISTE OUTRA PORTA.
Quando a ovelha está com sede, o pastor mergulha a grande taça de duas asas na água fria e a traz cheia. A ovelha mergulha o nariz e bebe – e a taça transborda. O pastor apresenta a taça que transborda até que a ovelha se sinta satisfeita. Então o pastor mergulha a grande taça de duas asas na água fria e a traz cheia. A ovelha mergulha o nariz e bebe – e a taça transborda. O pastor apresenta a taça que transborda até que a ovelha se sinta satisfeita.
Com isso,todas as ovelhas entram em segurança no pasto e o bom pastor fica sentado na entrada do pasto guardando/protegendo o sono das ovelhas.

Aplicação
Azeite/óleo – símbolo do Espírito Santo.
Unção – serve para preparar para o serviço nos dias que estão à frente.
Cálice a transbordar – outra maneira de expressas Seu super-abundante suprimento para todas as nossas necessidades “segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1.7).

Bondade e misericórdia certamente me SEGUEM
Ele nos protege e nos guia em todo caminho até o fim de forma mansa e bondosa,sempre buscando o melhor para nós.

Todos os dias da minha vida
Em todos os dias da minha vida todo esse cuidado do Senhor está presente. Em TODOS os dias.

E habito na casa do Senhor para todo o sempre
Existem lugares onde há uma casa onde as pessoas moram e na mesma casa no outro lado havia o lugar de trabalho, parecendo uma única casa e entre elas um corredor aberto. O trabalhador durante o dia fica ali atarefado e quando finda o dia tem que atravessar este corredor... frio... escuro... tene br oso.., para enfim chegar ao lugar de descanso...
Ao homem está ordenado morrer uma só vez (Hb 9.27) e se Cristo não voltar, todos enfrentaremos um mesmo corredor, a morte. Tal corredor por um instante será frio e escuro. Mas, mesmo atravessando-o podemos continuar a dizer: “Continuo na casa do Senhor”. Mas desta vez, para toda a eternidade.


Enfim,pensemos em todo cuidado do Bom Pastor (Jesus Cristo) com as Suas ovelhas (nós). Enquanto você está lendo esta mensagem, o Bom Pastor está ai do seu lado te guardando e protegendo. Embora você não veja,tente sentir a Sua presença,tente pensar em tantos momentos que Ele te livrou e lembre-se que Ele “não dormita nem dorme” (Sl 131.4), mas vigia pelo sono e descanso de Suas ovelhas.
Que você tenha essa certeza, que o Bom Pastor permanecerá vigiando e protegendo sua vida amado.
Fiquem na presença Dele. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário