quinta-feira, 15 de abril de 2010

Explicando o Salmo 23 -Parte I

Estudo do Salmo 23

Oláá amados...Hoje senti vontade de falar sobre o cuidado de Deus em nossas vidas. Nada melhor que falar do Salmo 23. Lembrarei-os do salmo e logo abaixo o explicarei todo, em cada parte.

O Senhor é o meu Pastor
A Bíblia refere-se a Deus como o bom pastor e as pessoas que O seguem, de ovelhas. Esse é o ponto importante; somos Suas ovelhas quando O declaramos como nosso Senhor e Salvador.

Nada me faltará
O bom Pastor não deixa faltar nada as suas ovelhas, mas providencia alimento, abrigo, roupa, carinho e tudo mais que Ele julgar necessário.
Vocês podem me perguntar então porque muitas pessoas estão, devido a essas chuvas, sem alimento, casa, roupa... Deixemos isso para um próximo estudo que servirá para entendermos o propósito de Deus e outra que explicará por que às vezes Deus permite certas coisas acontecerem.

Ele me faz repousar
A pessoa (ovelha) que se dispõe a fazer a vontade do Pai e permite que Ele cuide de sua vida, certamente deve descansar/repousar nos braços dEle,e ter a certeza que Ele satisfará todas as suas necessidades.

Em pastos verdejantes
Aqui podemos perceber que o Senhor nós alimento fresco e em abundancia. Quem disser que prefere coisas como assistir televisão, novelas,jogar videogame ou usar o computador do que descansar nos “pastos verdejantes” do Senhor, sinceramente perguntarei se essa pessoa é mesmo ovelha do bom Pastor.

Leva-me para junto das águas de descanso
Durante problemas,lutas,dificuldades, o Senhor nos leva junto as águas de descanso,para que tenhamos paz e sossego em nossa alma; dá-nos águas frescas para bebermos e nos alegrarmos na sua presença e cuidado.

Refrigera-me a alma
Dentre algumas definições, refrigério também significa consolo, conforto. E alma em hebraico quer dizer vida. Quando uma pessoa está doente, debilitada, costuma ficar mais irritada,enjoada ou tristinha. Muitas vezes mal consegue levantar; unindo as duas definições (de refrigério e alma), podemos mostrar que o nosso Deus consola/conforta/cuida da nossa vida, principalmente quando estamos enfermos (seja física ou espiritualmente).

Guia-me pelas veredas da justiça
Muitas vezes andamos em caminhos sem saber que estamos no lado errado. O nosso Pastor (Jesus) sabe de todas as coisas,conhece todos os caminhos e tem a capacidade que não temos de discernir qual é o certo e qual é o errado; qual nos trará alegria e qual nos fará sofrer. Ele guia-nos pela vereda da justiça, da verdade e leva-nos para o caminho da felicidade.

Por causa do seu nome
O nosso Bom Pastor nunca nos conduz nunca a armadilhas mortais. “Ele me guia pelas veredas da justiça por causa de Sua reputação”.
Sim, “Ainda que eu ande pelo vale das sombras da morte, não temerei mal nenhum?” Não exatamente, pois a verdade é que eu não TEMO mal nenhum (tempo verbal presente).

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte
Alguns caminhos certos, que precisam ser percorridos, atravessam lugares perigosos. Nas gargantas profundas e estreitas os dois lados da rocha se aproximam tanto que o sol, mesmo ao meio-dia, nunca penetra até ali. Profundas sombras são lançadas. Naquelas sombras a morte se abriga. Lobos, leões e assaltantes humanos, piores que os irracionais, podem estar ali escondidos, à espreita de vítimas. As ovelhas, que são tímidas, sentem isso, e são confortadas pela presença de seu forte livrador. Pode-se perceber isso pela maneira como se achegam a ele.
Semelhantemente acontece na vida cristã. Mediante o afastamento dos amigos, mediante o sofrimento “mental ou corporal”, atravessando tais vales, mesmo ao meio-dia, nosso mundo se enche de sombras. Graças a Deus, entretanto, “não há vales escuros e tenebrosos” quando Jesus nos guia.
Que é que produz as sombras? A luz, naturalmente. Ninguém pode ter sombras sem que tenha também a luz. E quanto mais brilhante a luz, mais profundas as sombras. Visto que há sombras é que sabemos que o sol está brilhando, embora o vale seja tão profundo que não possamos ver o sol. Portanto, não olhemos para baixo, para as som bras. Olhemos para cima!
Jesus disse amados; “Eu sou a
luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12 A luz que dissemos é Jesus e as sombras são as trevas.
Muitas vezes no nosso caminhar enfrentamos tais sombras. São as sombras do nosso caminho. As sombras, no mundo físico, são causadas por alguma coisa que destrói a passagem da luz. Assim também acontece com as som bras espirituais.
Nossa vida egoísta, centralizada em nós mesmos, é que se interpõe entre nós e o Sol da Justiça. Para seguirmos o Bom Pastor devemos render nossas vidas a Ele, mesmo que muitas vezes, nosso caminho possa parecer uma verdadeira sombra de morte.
O que me aproveita render minha alma para Deus ao longo do caminho? Em nada temer!

Não temerei mal nenhum
Não TEMO mal algum” (tempo presente). Posso tremer, mas não temer,pois o meu Senhor garante que estará sempre do meu lado. Isso é maravilhoso!

Porque Tu estás comigo
Queridos...como podemos afirmar que Cristo está conosco? Não podemos ver mas podemos sentir Sua presença. Não vemos o vento apenas sentimos ;não vemos o amor a não ser através de atitudes e gestos; atualmente não vemos a face do Senhor Jesus mas podemos sentir a Sua presença,o Seu agir,o Seu toque. Podemos ter certeza da sua presença quando vemos o agir de Deus nas nossas vidas, quando oramos e somos respondidos,choramos e somos por Ele consolados,clamamos e somos ouvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário